Parceria com a Zoom Education: EIC tem aulas de robótica.

Publicada em 24/02/2022

O projeto Jornada Estendida – JE ocorre duas vezes por semana na Escola Franciscana Imaculada Conceição – EIC, em Dourados (MS). A iniciativa é uma parceria com a Zoom Education e trabalha a educação tecnológica entre os alunos.

O programa utiliza de LEGO – peças de brinquedo que permitem montar estruturas de diversas formas – o recurso permite aos alunos criarem robôs e permitir que cumpram tarefas comandadas. Para a Coordenadora Pedagógica da ZOOM Education – MS/GO – Daniela Oliveira, de 38 anos, ao desenvolver as aulas na Jornada, os alunos terão desafios desde o pensamento computacional, uso de conceitos de programação e automação e até resoluções de situações-problema. O programa utiliza atividades elaboradas e integradas por um contexto sistêmico e significativo, colocando à prova os conhecimentos prévios e habilidades desenvolvidas em etapas anteriores. “O desenvolvimento do raciocínio lógico se dá, com o amplo uso das tecnologias e das atividades em grupo, as quais eles terão que resolver e desenvolver em equipe”, conclui Daniela.

A professora Eliane Alves Vilar, 40 anos, é orientadora das oficinas de robótica e tem notado os resultados na prática “O crescimento dos alunos se dá por meio do raciocínio. Eles alcançam rapidez e facilidade em qualquer desafio da robótica. São eles que põem a mão na massa, eu estou aqui para esclarecer e acompanhar”.

A aluna do 8° ano B, Sofia Miranda Bezerra, de 12 anos, comenta “No início, achei que seria cansativo e chato, mas agora acho bem legal. Gosto de fazer a robótica e de brincar ao ar livre”. Para Caio Brandão de Freitas, de 12 anos, também aluno do 8° ano B, há sete anos na JE, destaca que os professores e educadores o ajudam a manter-se saudável tanto físico, quanto mentalmente.

O programa busca promover o desenvolvimento integral dos estudantes, em suas inteligências cognitivas, emocionais e sociais, além de uma metodologia ativa, os alunos apreendem a assumir o processo de aprendizagem.


*Notícias com informações do setor de marketing da Escola Franciscana Imaculada Conceição.