Os valores que referenciam a proposta de educação da Rede de Educação Franciscana da SCALIFRA-ZN são expressos como ideário. Sua conquista, ainda que parcial, vai compondo as características que identificam o projeto educativo em cada escola/instituição.
Confiança em Deus
Educar para a confiança em Deus desenvolve a confiança da própria consciência na grande consciência que faz todas as coisas, encoraja a perceber e a compreender as necessidades e possibilidades para a educação. Nossa Rede tem o alicerce da Confiança em Deus no Evangelho, nos ensinamentos de São Francisco de Assis, e na fundadora da congregação das Irmãs Franciscanas, Madre Madalena.
Fraternidade
São Francisco de Assis, em sua vida, realizou uma experiência mística e tornou-se um símbolo que se eterniza. Sua experiência de vida distingue e valoriza a dignidade da pessoa humana e deixa um exemplo de valor para a educação. Sua descoberta foi a fraternidade dos seres humanos, uma fraternidade que se universaliza para os elementos da natureza: o sol, a água, os minerais, os vegetais, cada um é irmão. O Sentido da Fraternidade engloba a todos em uma relação de afetividade e amor.
Espiritualidade Franciscana
O processo educativo engloba a formação espiritual, pois esta possibilita a compreender a integralidade do ser humano. O processo que educa para a busca da verdade e do bem exige inteligência aberta e respeitosa. São Francisco de Assis viveu e transmitiu uma espiritualidade que compreende a integração entre as pessoas na forma relacional de irmãos uns com os outros e com os demais seres da natureza.
Diálogo
O processo do diálogo é um exercício pessoal de se recolher para internalizar e elaborar o próprio pensamento, o que permite acolher o pensamento do outro. Quanto mais uma pessoa intensifica a prática do diálogo, mais se aproxima da outra. Para nossa Rede Franciscana, o Diálogo como valor de referência é um traço medular de todas as relações, incluindo a pedagógica.
Respeito
O respeito corresponde à concepção de ambiente educativo como espaço plural em que se pratica a colaboração, a construção conjunta e o trabalho em equipe. O respeito à diversidade é uma atitude proativa, uma vez que a fidelidade à verdade e ao bem não admite concessões, porém o debate e a divergência fertilizam ideias, educam a fineza de espírito e abrem possibilidades sobre novas questões.
Conhecimento
Os objetivos da Educação Escolar devem proporcionar, sistemática e metodologicamente, o ensino em vista da aprendizagem e da formação humana. Portanto, é o conhecimento em sua total amplitude e profundidade. O processo educativo não deve estar focado apenas na informação, mas também no conhecimento das ciências em contato com a arte, patrimônio cultural, filosófico, teológico e tecnológico.