Estudantes da ESFAPEL fazem parte do Projeto Aluno Tutor da Inicie Educação
Publicada em 12/07/2021
A atualidade nos exige cada vez mais conhecimento em ferramentas digitais, fato comprovado com o início da pandemia de Covid-19, onde professores e estudantes precisaram se reinventar para continuar, de forma remota ou híbrida, o ensino nas escolas.
Pensando em levar formação para os adolescentes, a Inicie Educação - parceira da Rede SCALIFRA-ZN, criou o projeto Aluno Tutor, que tem como principal objetivo formar alguns alunos das escolas parceiras nas ferramentas digitais oferecidas pelo Google, para que dessa forma, esses alunos possam auxiliar outras pessoas.
O Projeto é dividido em três etapas, na primeira eles aprendem sobre as ferramentas, na segunda criam um projeto, cuja finalidade é algo em benefício do outro aplicando as tecnologias do google.
Na Escola São Francisco de Assis - ESFAPel, em Pelotas (RS), 10 alunos participam do projeto e finalizaram a segunda etapa, entre eles as alunas Ana Luiza e Beatriz. O projeto que elas criaram visa alcançar um público com idade entre 12 e 44 anos, englobando alunos do Ensino Fundamental II e professores. Na prática o projeto se dará da seguinte forma: as alunas conduzirão vídeo aulas para o público alvo onde os ensinarão a utilizar as ferramentas que essas pessoas mais apresentaram dificuldades, que são Google Meet, Google Documentos e Google Apresentações.
A aluna Ana Luiza descreve a trajetória como de muito conhecimento sobre o mundo atual, onde estão cada vez mais inseridos no mundo tecnológico. Para ela, participar do Aluno Tutor foi sair da sua zona de conforto.
Já a aluna Beatriz revela que fez a inscrição para participar do projeto com o objetivo de conhecer mais as diversas ferramentas oferecidas pelo Google, ela acredita ser muito importante a oportunidade de introduzir as pessoas que ainda não conhecem e não sabem utilizar essas ferramentas, já que estamos em uma constante mudança e em uma realidade cada vez mais tecnológica.