ATUALIZAÇÃO | ALUNOS DO CFES SÃO FINALISTAS DO PRÊMIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA

Publicada em 28/11/2023

Em um notável exemplo de dedicação e inovação, os alunos Luísa Saraiva e Bernardo Monteiro, ambos com 17 anos, da turma 225, orientados pelos professores Luismar Leão Souto, especialista em Educação Financeira e Empreendedorismo e mestre em Matemática, e Ricardo Lopes, mestrando em Ensino de Ciências, alcançaram uma conquista significativa. Eles desenvolveram um aplicativo educacional sobre Tributos, aproveitando os conhecimentos adquiridos nas aulas de Educação Financeira e Tecnologia e Inovação.


O projeto teve início em setembro de 2022 e passou por aprimoramentos contínuos até junho de 2023, quando o aplicativo atingiu um nível de maturidade que permitiu sua inscrição no prestigioso Prêmio Nacional de Educação Fiscal. Os alunos submeteram o trabalho na categoria de Tecnologia e enfrentaram uma avaliação rigorosa, baseada nos critérios estabelecidos no regulamento do processo seletivo.


Neste ano, o prêmio atraiu um número expressivo de 253 inscrições de projetos de todo o país. Na categoria de Tecnologia, apenas três projetos avançaram para a fase final, sendo o desenvolvido por Luísa e Bernardo o único proposto por alunos secundaristas. Eles competirão com outros finalistas, incluindo um Professor Doutor em Computação de Belo Horizonte/MG e a procuradora geral do município de São José da Laje/AL.


A emocionante notícia de que se tornaram finalistas chegou em 5 de outubro, por meio do site da premiação, enchendo de orgulho não apenas os estudantes, mas também a escola, os professores e suas respectivas cidades representadas. O reconhecimento dessa conquista é um testemunho da dedicação e habilidade demonstradas por Luísa e Bernardo ao longo de sua jornada.
A cerimônia de premiação está marcada para o dia 30 de novembro, no auditório do ENAP em Brasília, um evento que promete ser memorável. Nessa ocasião, os alunos competirão com outros talentosos finalistas, com a expectativa de conquistar o prêmio e, assim, consolidar seu impacto na promoção da educação fiscal e conscientização sobre tributos em nossa sociedade.

  

ATUALIZAÇÃO

Na noite de ontem, 30 de novembro, os estudantes Luísa Saraiva e Bernardo Monteiro, acompanhados pelo Professor Luismar Leão Souto, participaram da cerimônia de entrega do prestigiado Prêmio Nacional de Educação Fiscal, realizada na cidade de Brasília. Onde concorreram na categoria Tecnologia com o seu aplicativo educacional sobre Tributos, intitulado ECONOMINDER, que foi desenvolvido pelos alunos ao longo do ano.

O desfecho da premiação revelou o merecido 2º lugar para Luísa e Bernardo na Categoria Tecnologia, além da honra e do reconhecimentoincluindo a premiação inclui um prêmio em dinheiro no valor de R$3.000,00. O feito desses jovens talentos e do Professor Luismar não apenas enche de orgulho o Colégio Franciscano Espírito Santo, mas toda a comunidade escolar da cidade de Bagé.

Parabéns, Luísa Saraiva e Bernardo Monteiro, por essa conquista exemplar que reflete não apenas talento, mas também um comprometimento valioso com a educação fiscal. O CFES está radiante com a dedicação de vocês, e estamos ansiosos para recebê-los de volta compartilhando juntos o sucesso alcançado. Que esta conquista seja o precursor de futuros êxitos em suas trajetórias acadêmicas e profissionais.


  

 



Fotos e texto: Bianka Rodrigues | Assessoria de Comunicação e Marketing do Colégio Franciscano Espirito Santo