O legado de Madre Madalena Damen

Publicada em 14/11/2023

Com gratidão faz-se memória ao grande legado de fé, confiança no Deus Bom e Providente de Madre Madalena, no atual momento de nossa história de vida e missão. Holanda abrigou em seu seio um casal, família tranquila cuja simplicidade marcou a personalidade de Catarina, nome dado por seus pais que mais tarde passou a chamar-se de Madre Madalena.  De índole diferente de sua irmã Joaninha, seus pais souberam articular as competência e habilidades de cada uma e incutir a serenidade e a alegria diante das belezas da vida.

Na cidade Heythuysen, Catarina, jovem idealizadora, compreende os desafios da sociedade de sua época como oportunidade para fazer o bem. Atenta a realidade da pacata cidade observa crianças nas ruas sem o devido cuidado da família, pois a mesma necessitava trabalhar para ganhar o sustento e, lança sobre elas seu olhar de carinho, aproxima-se e com ternura de mãe as cativa, conversa e brinca com elas. As crianças passam a gostar do jeito da jovem que espontaneamente, lhe contava histórias literárias e lhe fala do Transcendente. Além de se ocupar com as crianças visitava as famílias e cuidava dos doentes nas casas. Era tranquila, jovial, gozava de paz e alegria no coração. Catarina era uma pessoa discreta, de uma fé inquebrantável, possuía habilidades raras, muito humilde e grande confiança em Deus.

Mulher profética e visionária que, sem temor ao sacrifício, liderou um grupo de jovens do qual originou-se a Congregação das Irmãs Franciscanas da Penitência e Caridade Cristã, hoje espalhadas por diversas partes do mundo, realizam atividades apostólicas na área da educação, saúde, assistência social e pastoral.  Seu carisma, seu empenho, como um facho de luz, chega ao século XXI e com vigor ardente suas seguidoras mantem vivo o ideal proposto por Francisco de Assis, semeando Paz e Bem.