Itinerário Franciscano 2023

Publicada em 05/09/2023

No sábado, 26 de agosto, aconteceu no Colégio Franciscano Nossa Senhora Aparecida, em Canguçu (RS), o Seminário Regional Sul, do Itinerário Franciscano 2023. O encontro reuniu gestores, equipes pedagógicas e técnicos administrativos da Escola de Ensino Fundamental São Francisco de Assis, de Pelotas (RS); Colégio Franciscano Espirito Santo, de Bagé (RS) e Colégio Franciscano Nossa Senhora Aparecida que abriu suas portas para receber este evento. Em paralelo também no sábado, dia 26 de agosto, ocorreu de forma virtual o Seminário Regional Centro e Noroeste, que reuniu profissionais do Colégio Franciscano Santíssima Trindade, de Cruz Alta (RS) e Colégio Franciscano Sant´Anna, de Santa Maria. 


Seminário Regional Sul

O tema central do encontro foi "Reflexões sobre uma Pedagogia Franciscana: Uma Educação Fundamentada em Princípios, Valores e Atitudes". Ao longo do dia, houve compartilhamentos por nível de ensino, onde os professores puderam expressar como o Itinerário Franciscano e os referenciais teóricos influenciaram suas práticas educativas. Uma palestra conduzida pelo professor da Universidade Franciscana, Márcio Paulo Cenci, abordou os aspectos centrais da Filosofia Franciscana, contextualizando sua relevância na educação. 

O Seminário foi enriquecido por lindos momentos de espiritualidade, apresentação artística e música. Ao final, todos os participantes foram convidados a se unirem em uma celebração eucarística, culminando em uma bênção de envio. 

  

  

  


Seminário Regional Centro e Noroeste

Durante o seminário, os profissionais participantes refletiram sobre o perfil do educador franciscano e, também, sobre a importância da sua atuação no ambiente escolar. Para isso, contaram com o auxílio e com a assessoria de Marcos Alexandre Alves, professor adjunto e Pró-Reitor de Pós-graduação e Pesquisas da UFN - Universidade Franciscana.

Além dessa reflexão, os profissionais dos Colégios Santíssima e Sant’Anna socializaram os resultados dos estudos realizados durante o primeiro semestre letivo. A programação do evento contou, também, com momentos de oração e de confraternização entre os participantes. 

O objetivo do Itinerário Franciscano, um programa de formação exclusivo da Rede SCALIFRA-ZN, é aprofundar a identidade e os conhecimentos que se vinculam à filosofia franciscana. E, com isso, refletir, expressar e sistematizar a pedagogia aplicada pelas escolas.