Comemorações do mês de São Francisco de Assis

Publicada em 04/10/2022

Dia de São Francisco de Assis é celebrado no dia 4 de outubro e, para comemorar esta data especial, a SCALIFRA-ZN-, quer saber: o que São Francisco de Assis te ensinou?

A data homenageia um dos santos mais admirados pela comunidade católica: - São Francisco de Assis. Ele é o padroeiro dos animais e da natureza, também conhecido por ser o santo dos pobres e, para nós, uma data para comemorar as lições de amor e fé que o Santo nos ensina.

Para a professora do Colégio Franciscano Nossa Senhora do Carmo, de Guaíra (PR), Claudete Zilio, São Francisco ensinou que devemos ter “o desprendimento, o amor ao próximo e a gratidão ao Deus criador por tudo que me dá gratuitamente”.

São Francisco de Assis pregava o amor a tudo o que Deus criou. E isso inclui a natureza e todos os animais que nela habitam. Tratava-os como irmãos e também pregava para eles. Uma das histórias diz, inclusive, que os pássaros se moviam ao seu redor e o observavam como se reagissem às suas palavras.

Para a ex-professora Franciscana e hoje mãe de aluna Franciscana, Berta Barbachan Lucas, os ensinamentos de São Francisco estão sempre no dia a dia da família: “São Francisco nos ensina que a ternura e o vigor devem andar lado a lado e ser uns dos valores fundamentais no que diz respeito às relações e educação. Tenho orgulho de viver a experiência Franciscana e por isso, procurei dar à minha filha essa experiência, de ter no CFES esses ensinamentos” concluiu Berta.

Participe  também deixando o seu depoimento no link abaixo:

O que São Francisco de Assis te ensinou?


Depoimentos:

Maria Clara - Aluna Franciscana 
"O São Francisco de Assis ensinou muitas coisas boas como a principal cuidar dos animas, natureza, não importa o animal sempre cuidar dele. Poucas palavras mas ele me ensinou muito mais coisas."

Priscila Corrêa - Professora Franciscana
"Francisco de Assis é um testemunho diário de reverência e acolhida. Na vida e na escola franciscana ele me ensina a buscar todos os dias a CORAGEM, e a CRIATIVIDADE para SER uma pessoa de paz e bem. Me provoca para FAZER a semeadura de ATITUDES de cordialidade, de amor ao próximo, de gratidão e cuidado com a vida. O ato de educar inspirado na pessoa de Francisco inspira e convoca para diariamente para revolucionar a educação, fazendo o necessário, o possível e o impossível para concretizar uma educação fraterna, aberta ao diálogo e ao respeito pelo outro."

Vaneza Cauduro Peranzoni - Mãe de aluno (a) Franciscano 
"Que nunca devemos perder a nossa fé! E que fazendo o bem a felicidade vem."

Gabriela Guido - Colaboradora Franciscana
"A amar todas as criaturas, a ser solidária com a dor do outro, a ter empatia e senso de justiça."

Denise Girondi - Colaboradora Franciscana 
"São Francisco, fortalece os valores que fui criada, respeitar as pessoas, a estender a mão para ajudar sem esperar nada, a amar os animais..."

Angelica Jacomelli - Colaboradora Franciscana 
"Ser simples e gentil, desapegado as coisas materiais."

Luciana Bianchi Lourenço - Colaboradora Franciscana
"Exercer a paciência, tudo tem seu tempo certo, para acontecer, e que devemos cuidar e respeitar a natureza. Todos os seres são iguais... A humildade é a chave que abre todas as portas. Paz Bem!"
Cristine Medeiros - Colaboradora Franciscana
"São Francisco mostrou-me o verdadeiro sentido da irmandade universal , que podemos ver no outro um irmão, com qualidades e defeitos, por ser humano. Que é necessário, nessa convivência diária, buscarmos a perfeita harmonia..."
Rita Mizuno - Colaboradora Franciscana
"Que sou muito mais feliz seguindo os seus ensinamentos. Ensinamento mais recente, mesmo na cruz, nos momentos difíceis, devemos nos entregar a Deus, e ter a certeza de que Ele permitiu que assim seja. Logo, devo confiar e buscar manter a paz interior. A paz está na confiança em Deus em uma busca constante da perfeita alegria em servir ao próximo e aceitar sua pequenez diante do Amor Infinito."
Maurício Ferreira da Silva - Professor Franciscano
"São Francisco de Assis me ensinou a contemplar o Criador em Seus vestígios na criação. Nas menores criaturas e nos maiores astros, louvado seja Deus."
Rosimeri - Professora Franciscana
"Através de seus ensinamentos e aprendendo com sua vivência de vida ,me ensinou a viver a Paz e o Bem, a perdoar, ter no coração somente o amor e o cuidado com a criação. PAZ E BEM!"
Luciane Barcellos de Almeida - Professora Franciscana
"São Francisco me ensinou a viver! Seu testemunho de conversão, amor e dedicação me inspira todos os dias. Me aproxima da divindade em minha humanidade deficitária. O cuidado com a criação sendo parte integrante desta CASA COMUM, é seu legado. Somos parte da experiência de amor que Deus promove todos os dias, quando respiramos o ar puro e bebemos da água viva. Bençãos que meu irmão Francisco me ensinou a contemplar."
Elaine Peres Avila - Colaboradora Franciscana
"Desde criança acompanhava a minha mãe na igreja. Quando somos crianças repetimos as orações na hora da missa, mas na verdade, pouco entendemos o que estamos falando. Mas no momento da oração de São Francisco era diferente...cada frase era compreensível e me tocava o coração, como se fosse algo a guiar as minhas escolhas, dando um norte seguro a minha vida. Sem contar que, qual criança não se encantaria com aquele que protege os animais?"
Juliane Fleck - Professora Franciscana
"Francisco de Assis que pregava o amor a tudo o que Deus criou. Me ensinou e continua ensinando sobre AMAR as pessoas, a nossa a natureza e todos os animais que nela habitam. Francisco que cuidava de todos e tratava todos como irmãos , assim devemos aprender e seguir o Evangelho como Francisco de Assis."
Marco Aurelio Cardoso Feliciano - Professor Franciscano
"Aprendi com o santo de Assis o desejo de contemplar, que nos ensina a ver em tudo que foi criado o rosto amoroso do Criador; compreendi o senso fraternal e com isso o desafio de irmanar-se com o proximo; descobri o sentido da minoridade e com este o movimento de servir antes de ser servido; aprendi o valor da "perfeita alegria" que se fundamenta na espiritualidade e na atitude conseguir ver o "bom e o belo" nas desventuras da vida."
Alidomar Lima - Colaborador Franciscano
"A cortesia é irmã da caridade, que apaga o ódio e fomenta o amor."
Gustavo Baessa - Professor Franciscano
"Principalmente os valores e atitudes dentro das relações sociais e interpessoais."



Notícia com informações de São Francisco do site: www.cancaonova.com

Matéria atualizada em 17/10/2022.