Histórico

Conteúdo postado 11/02/2021 visitado 1564 vezes.

A Congregação das Irmãs Franciscanas da Penitência e Caridade Cristã, à qual pertence a Sociedade Caritativa e Literária São Francisco de Assis - Zona Norte - SCALIFRA-ZN, é uma entidade de âmbito internacional, fundada na Holanda em 1835 por Catarina Damen. A Congregação expandiu-se para a Alemanha, onde se tornou conhecida pela atuação na área educacional.

No ano de 1872 as Irmãs Franciscanas da Penitência e Caridade Cristã iniciavam no Brasil a missão de educar. Em 1903 constituiu-se em mantenedora de instituições de ensino e organizou-se em sociedade civil denominada Sociedade Caritativa e Literária São Francisco de Assis, situada na cidade de São Leopoldo, RS.

Devido a expansão para outras regiões do estado do Rio Grande do Sul e o aumento de instituições de ensino, houve o desmembramento da entidade mantenedora, Sociedade Caritativa e Literária São Francisco de Assis, em duas entidades. A mantenedora de origem, fundada em 1903, passou a denominar-se Sociedade Caritativa e Literária São Francisco de Assis – Zona Central, sediada em São Leopoldo, RS.

A nova entidade jurídica, de fins não lucrativos, passou a chamar-se Sociedade Caritativa e Literária São Francisco de Assis – Zona Norte, SCALIFRA-ZN, constituída em 31 de julho de 1951, com sede na cidade de Santa Maria, RS.