Histórico

A Congregação das Irmãs Franciscanas da Penitência e Caridade Cristã, à qual pertence a Sociedade Caritativa e Literária São Francisco de Assis - Zona Norte - SCALIFRA-ZN, é uma entidade de âmbito internacional, fundada na Holanda em 1835 por Catarina Damen. A Congregação expandiu-se para a Alemanha, onde se tornou conhecida pela atuação na área educacional.

No ano de 1872 as Irmãs Franciscanas da Penitência e Caridade Cristã iniciavam no Brasil a missão de educar. Em 1903 constituiu-se em mantenedora de instituições de ensino e organizou-se em sociedade civil denominada Sociedade Caritativa e Literária São Francisco de Assis, situada na cidade de São Leopoldo, RS.

Devido a expansão para outras regiões do estado do Rio Grande do Sul e o aumento de instituições de ensino, houve o desmembramento da entidade mantenedora, Sociedade Caritativa e Literária São Francisco de Assis, em duas entidades. A mantenedora de origem, fundada em 1903, passou a denominar-se Sociedade Caritativa e Literária São Francisco de Assis – Zona Central, sediada em São Leopoldo, RS.

A nova entidade jurídica, de fins não lucrativos, passou a chamar-se Sociedade Caritativa e Literária São Francisco de Assis – Zona Norte, SCALIFRA-ZN, constituída em 31 de julho de 1951, com sede na cidade de Santa Maria, RS.


Quem Somos

A Sociedade Caritativa e Literária São Francisco de Assis - Zona Norte, SCALIFRA-ZN, fundada pelas Irmãs Franciscanas da Penitência e Caridade Cristã, em 31 de julho de 1951, tem sua sede na Avenida Nossa Senhora Medianeira, 1267, na cidade de Santa Maria, Rio Grande do Sul.

A SCALIFRA-ZN é pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, mantenedora de instituições de Educação Básica, Ensino Profissionalizante e Ensino Superior. Está presente nos estados do Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.

A SCALIFRA-ZN tem por finalidades:

I. manter a Educação Básica, formada pela Educação Infantil Ensino Fundamental e Ensino Médio, com elevado padrão de qualidade;

II. oferecer a Educação Profissional Técnica de nível médio em atenção à legislação de ensino e demandas da sociedade;

III. manter o Ensino Superior, estimulando o desenvolvimento da pesquisa cientifica, a produção tecnológica, a criação cultural e social;

IV. oferecer educação digital como modalidade de difusão do conhecimento e de democratização do acesso à informação e à formação;

V. capacitar recursos humanos altamente qualificados e capazes de contribuir com a produção e a evolução do saber em campos específicos do conhecimento;

VI. desenvolver e divulgar o conhecimento técnico, científico, pedagógico, cultural e espiritual contribuindo para o desenvolvimento humano e da sociedade;

VII. manter cooperação educacional e científica com instituições congêneres do país e do exterior;

VIII. oferecer condições de mobilidade acadêmica para pesquisadores e estudantes em âmbito nacional e internacional;

IX. promover a educação em consonância com os princípios cristãos de justiça, ética, solidariedade e paz;

X. desenvolver o saber, o respeito ambiental e a educação comprometida com a preservação da vida, em acordo com a filosofia franciscana;

XI. promover a educação para as interrelações pessoais e sociais, articulação de ideias, espírito colaborativo e a prática da cidadania;

XII. desenvolver a informação e a comunicação e divulgar a produção científica e cultural por meio de veículos midiáticos;

XIII. desenvolver a sensibilidade estética e o senso de preservação do patrimônio histórico, artístico, científico e cultural.

Presença das Irmãs Franciscanas da Penitência e Caridade Cristã no mundo

País de Origem: Holanda
Fundadora: Catarina Daemen - Madre Madalena
Data da Fundação: 10 de maio de 1835
Lema: "Deus Proverá"

Click nas regiões do mapa para mais informações

Brasil Argentina Estados Unidos Mexico Guatemal Tanzania Indonésia Holanda Alemanha Italia Polonia Russia

Outras informações acesse o site da província: www.ifrapec.org.br

Presença da SCALIFRA-ZN no Brasil

Mais informações
Princípios

Os princípios sintetizam os fundamentos, dão aporte a toda a ação e orientam a conduta dos integrantes das comunidades educativas das instituições de ensino da Rede de educação franciscana mantida pela Sociedade Caritativa e Literária São Francisco de Assis – Zona Norte. De acordo com o pensamento franciscano e a epistemologia de educação que adota, a ação educativa pauta-se nos seguintes princípios:

  • Promover uma cultura de paz;
  • Busca da verdade;
  • Justiça;
  • Conduta ética;
  • Cultura de solidariedade;
  • Desenvolvimento sustentável;
  • Visão de integralidade.
  • Valores

    Os valores que referenciam a proposta de educação da Rede de Educação Franciscana da SCALIFRA-ZN são expressos como ideário. Sua conquista, ainda que parcial, vai compondo as características que identificam o projeto educativo em cada escola/instituição.

    Os valores que se deseja para as pessoas, mediante a educação inspirada na filosofia franciscana, são propostos como o horizonte a ser alcançado. O ideal desejado é compreendido como estímulo a entender o ser humano capaz de, pelo processo educativo, aprender a pensar, a conhecer, a fazer escolhas, a elaborar o saber vinculado à prática, isto é, ao saber fazer. Educar é possibilitar a pessoa a desenvolver o melhor de si.

  • Confiança em Deus;
  • O sentido da fraternidade;
  • Espiritualidade franciscana;
  • Condições para o diálogo;
  • Respeito à diversidade;
  • O significado do conhecimento.
  • Missão

    Desenvolver qualificados serviços educacionais, à luz dos valores franciscanos, em um ambiente fraterno e inovador, na formação de cidadãos capazes de construir, sistematizar e socializar o conhecimento, promover a vida e responder aos desafios da sociedade em transformação.

    Visão

    Ser uma rede educacional de excelência reconhecida pela qualidade dos serviços em âmbito nacional e internacional segundo os princípios franciscanos.