Compartilhar:
   
Somos Universidade Franciscana. Somos você!
 

 

A reitora da Universidade Franciscana, Iraní Rupolo, vibrou em equipe com o momento, projetando a notícia da homologação oficial da transformação de centro universitário em Universidade como um ponto de partida, diante do compromisso histórico institucional assumido pela congregação com o Ensino Superior.

“Todos os profissionais e alunos que vivenciam ou vivenciaram a nossa comunidade acadêmica nesses mais de 60 anos de história devem estar orgulhosos hoje. Porque nosso trabalho não se resume em formar pessoas. Nós enquanto universidade criamos laços por meio da projeção de valores, saberes, responsabilidades, da ciência que estabelece a vida”, enfatizou Iraní Rupolo, ao ressaltar que a responsabilidade da UFN se avoluma com a titulação, mas que os fundamentos institucionais serão retroalimentados como impulso diante do objetivo de fazer mais e melhor.

Em relação a atuação universitária diante dos pilares de ensino, pesquisa e extensão a reitora Iraní Rupolo expressa que é uma oportunidade para a sociedade observara instituição diante do olhar de compartilhamento de ideias. “Respeitar conceitualmente uma universidade é se perguntar o que ela pode fazer com as partes e não pelas partes. Precisamos nos colocar entre os processos, diante de aspectos colaborativos, os quais impulsionam o desenvolvimento regional alinhado às nossas potencialidades e necessidades de nossa comunidade”.

 

Universidade nota máxima

 

A Universidade Franciscana obteve conceito máximo visando ao recredenciamento da instituição e a transformação em universidade no mês de agosto de 2017. A Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior confirmou nota 5, em uma escala de zero a 5, para instituição.

Em avaliação realizada entre os dias 31 de julho e 2 de agosto, foram verificadas as seguintes dimensões: Planejamento e Avaliação Institucional, Desenvolvimento Institucional, Políticas Acadêmicas, Políticas de Gestão e Infraestrutura Física. Conforme o relatório de avaliação, todos os requisitos legais foram devidamente atendidos pela instituição.

O documento ainda destacou a coerência entre o planejamento da gestão e sua execução financeira, a qualidade do trabalho docente desenvolvido nos quesitos ensino-aprendizagem e pesquisa e extensão, assim como a excelente infraestrutura institucional, em consideração também aos aspectos de acessibilidade.

 

Fases do processo de transformação em Universidade Franciscana

 

Abertura do processo no sistema e-MEC em Maio de 2016 - a partir deste momento foi realizado o preenchimento de formulários eletrônicos com uma série de informações institucionais que precisavam ser enviadas.

Após a primeira análise pela Secretaria de Regulação da Educação Superior, Seres, foi aberto novo formulário para preenchimento de mais informações da Instituição que perpassam as 5 dimensões de avaliação, citadas acima, realizado em outubro de 2016.

A fase seguinte foi da visita in loco pelos avaliadores designados pelo Ministério da Educação, processo ocorrido de 31 de julho a 02 de agosto de 2017.

Após o relatório dos avaliadores, o processo passou ainda por uma tramitação na Seres que deu parecer favorável no dia 17 de janeiro de 2018 e depois foi encaminhado ao Conselho Nacional de Educação – CNE.

O CNE avaliou o processo no dia 22 de janeiro de 2018 e deu parecer favorável a transformação do Centro Universitário em Universidade, sendo publicado no Diário Oficial da União, no dia 19 de fevereiro de 2018. Após este trâmite, foi encaminhado ao Ministro de Educação para assinatura da portaria de transformação em Universidade.

 

A Universidade Franciscana

 

Em mais de 60 anos de trabalho no Ensino superior, a instituição construiu uma história acolhida por você que depositou confiança na missão e no trabalho institucional. No caminho, esforços em conjunto foram traçados para a construção deste momento, em que todos merecem ser recompensados. Agora somos a universidade que você escolheu. Somos Universidade Franciscana. Somos você.


Mais Notícias:
  • Universidade Franciscana (UFN)
  • 7º Congresso Nacional das Escolas Franciscanas
  • Somos Universidade Franciscana. Somos você!
  • Vídeo convite do 7º Congresso
  • Instrumentos Musicais é tema de exposição no Centro Universitário Franciscano
  • MEC autoriza oferta de Cursos Superiores a Distância
  • Dia ANEC Santa Maria 2018
  • Aniversário do Colégio SantAnna
  • Aniversário do Colégio Carmo
  • Aniversário da Escola Imaculada
  • Aniversário do Colégio Aparecida
  • Convite - 113 anos do Colégio Franciscano SantAnna
  • Mensagem da FAPMs
  • Abençoado ano letivo!
  • Conselho Nacional de Educação aprova criação da Universidade Franciscana

  • Anterior | [1] [2] [3] [4] [5] [6] [7] [8] [9] [10] [11] [12] [13] [14] [15] [16] [17] [18] [19] [20] | Próxima
     


    SOCIEDADE CARITATIVA E LITERÁRIA SÃO FRANCISCO DE ASSIS - ZONA NORTE (SCALIFRA-ZN)
    Avenida Nossa Senhora Medianeira 1267, Santa Maria - RS (55) 3033-7100  (55) 3033-7055